Búzios, Rio de Janeiro, Brasil


Não é por acaso que o primeiro lugar do Rio de Janeiro mencionado no livro Mil Lugares para Conhecer Antes de Morrer seja Búzios. Esta — localizada ao norte, há duas horas da capital — é uma das mais belas e aconchegantes cidades que já visitei.

Além de sua beleza natural, Búzios possui excelente infraestrutura para receber turistas. Patrícia Schultz, no livro mencionado, descreve assim essa cidade: “Na pequena península em forma de ameba onde se localiza a cidade há mais de 20 praias de beleza ímpar — e a decisão mais difícil do dia é qual enseada visitar. [...] Na Rua das Pedras, assim nomeada por causa de seu tipo de calçamento, lojas chiques e caras, restaurantes informais, porém excelentes [...] Pousadas no estilo colonial combinam luxo com aconchego para sua sofisticada clientela”.

Búzios não tem semáforo. Isso mesmo! E, pelo menos neste mês de agosto — fora da temporada —, considerei o trânsito bom. Outra curiosidade: há muitos argentinos na cidade e, às vezes, parece que estamos no país de “los hermanos”. E mais: se não soubermos falar um pouquinho de espanhol, podemos passar alguns apuros!

Trafegando pela avenida principal de Búzios, parei o carro e gritei para uma pessoa, que andava pela calçada: “Por favor, conhece a Rua das Pedras?” Ela respondeu, em bom portunhol: “No falo su idioma” e virou as costas. Então, insisti: “¿Conoce Calle de las Piedras?” E ela, então, respondeu: “Sí, claro, es allá”, apontando para o outro lado da avenida. Risos.

Bem, como as imagens costumam falar melhor que as palavras, confira algumas fotos que fiz em Búzios, com o auxílio do aplicativo Instagram:


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Amigo e nosso pr. Ciro Zibordi,

A paz amado!

Passeio merecido. Há anos que não vou a estas paragens. Inclua mais fotos... risos...

O Senhor seja contigo, nobre atalaia,

O menor dos teus irmãos.
Honório Guedes disse…
A Paz do Senhor Pastor Ciro! Concordo com o senhor, as imagens falam por si, são belissimas!
Que a benção do Senhor seja sobre ti e família!

Abraços fraternais,