Passado, presente e 2013

“Ontem já é história”, “O que passou, passou”. Estas frases são usadas pelos motivadores para animar pessoas que sofreram no passado e ainda sofrem no presente por causa de males do passado. Mas a dura realidade que precisamos admitir é que o passado faz parte da vida.

Coisas boas e ruins que aconteceram sempre vêm à tona, e nós precisamos saber como lidar com elas. Em relação às coisas ruins, a melhor coisa a fazer é mesmo olhar para frente, olhar para Jesus (Hb 12.1,2), lutar por grandes conquistas, trabalhar agora para colher amanhã, etc. Mas, e quando as coisas ocorridas no passado são erros que cometemos, os quais interferem diretamente na vida presente?


No Livro do Profeta Isaías há uma mensagem divina confortadora: “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos” (45.2). Isso significa que, se formos fiéis ao Senhor; se lho obedecermos; se andarmos segundo a sua Palavra a partir de agora, Ele abrirá novos caminhos para nós e fará com que os nossos erros do passado não interferiram de modo decisivo no presente. É claro que todos os erros trazem consequências, porém o Senhor é quem conforta, suaviza a dor, abre novas portas grandes e eficazes, ajudando-nos efetivamente a vencer o passado.


Como se livrar por completo do passado? Imagine a situação de quem perdeu um filho, um cônjuge, os pais... Não é fácil olhar para frente e viver como se nada tivesse acontecido. Mas, em Cristo, podemos todas as coisas (Fp 4.13). Tenha fé. O que aconteceu, aconteceu. Não há mais volta. É preciso esforçar-se, em Cristo e por Deus, para superar a tristeza, o desânimo, a angústia...


Se você foi demitido, não se prostre. Outras portas se abrirão para você, desde que não se entregue ao desânimo e pense que tudo acabou. Mesmo que você tenha feito alguma coisa errada, peça perdão a Deus e deposite a sua confiança nEle. Reconheça-o em todos os seus caminhos, a fim de que Ele endireite as suas veredas (Pv 3.5).


Somente através do Senhor Jesus podemos superar as frustrações e perdas ligadas ao passado. Por isso, entregue-se totalmente a Ele agora e em 2013. Quando as lembranças ruins quiserem sufocá-lo, busque ajuda do alto. Lembre-se de que o Senhor endireita caminhos tortos. Tente, por Ele, construir uma nova história. Se for preciso começar a partir do zero, faça isso. Recomece.


“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10). “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena” (Pv 24.10), “sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração e conhece todas as coisas” (1 Jo 3.20).


Aprenda a lidar com o passado. Seja feliz no presente. E que 2013 seja o melhor ano da sua vida!


Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Pastor, voce é muito fera...
Tadeu de Araújo disse…
Pastor Ciro, graça e paz!
Enquanto estivermos nesse mundo, tanto coisas boas quanto más, infelizmente, farão parte de nossas vidas.
Ainda que sejamos por demais cautelosos no tocante à vigilância, no entanto, não deixaremos de errar, tendo em vista à imperfeição que irá acompanhar-nos até a sepultura.
A Perfeição foi crucificada na cruz!
Além do mais, as adversidades que batem às portas daqueles que não servem ao Altíssimo, são as mesmas que também nos visitam ( Eclesiastes 9.2).
Aliás, nunca ouvimos alguém dizer que marcou em sua agenda diária a palavra "fatalidade", mas ela chega sem avisar.
E, quando isso acontece, se a pessoa não estiver firmada em Cristo, aí, corre-se o risco do desespero incontrolável.
Sendo assim, é importante estarmos vigilantes, orando em todo o tempo ( 2 Tessalonicenses 5.17).
Alegra-nos, entretanto, que apesar de todos os infortúnios que venhamos enfrentar, temos a garantia que Jesus Cristo, o Homem das mãos furadas, está conosco todos os dias ( Mateus 28.20).
Em Cristo,
Tadeu de Araújo


Sou testemunha de que Jesus ajuda o homem a vencer os erros do passados. Ele fez assim comigo e creio que almeja fazê-lo com outros também.
Samuel disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro,

Palavras sabiamente pensadas! Inspiradas por Deus, uma mensagem com injeção de bom animo e com grandes perspectivas para o ano que há de vir. Pastor nosso passado tem um poder de neutralizar nosso presente e degradar nosso futuro! Mas como o senhor mesmo citou em 1 Jo 3.20 "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas." Não ha nada nesse universo que pode vir sobre nós que resista a Palavra de Deus.

Paz do Senhor Jesus! Amado Pastor Ciro!
Samuel disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro,

Palavras sabiamente pensadas! Inspiradas por Deus, uma mensagem com injeção de bom animo e com grandes perspectivas para o ano que há de vir. Pastor nosso passado tem um poder de neutralizar nosso presente e degradar nosso futuro! Mas como o senhor mesmo citou em 1 Jo 3.20 "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas." Não há nada nesse universo que pode vir sobre nós que resista a Palavra de Deus.

Paz do Senhor Jesus! Amado Pastor Ciro!
Anônimo disse…
"Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber." Fl 3:13-14

Luís
Irmão José Luiz disse…
Amado Pastor Ciro Sanches Zibordi,
A Paz de Cristo!!!
- Mais uma etapa concluída, mais um ano se passou, e que o senhor tenha conseguido aproveitar tudo de bom que Deus lhe ofereceu.

Desejo na paz de Cristo Jesus que o senhor possa sempre continuar no caminho da verdade, e que este caminho seja trilhado com muita fé, para que cada vez mais
o senhor acredite nesse sentimento capaz de transpor obstáculos e ser feliz.

Coragem para assumir e enfrentar as dificuldades, perseverança para que jamais desista ou desanime dos seus sonhos, esperança para que
a cada novo dia possa ver novos horizontes.

Que as mãos de Deus guiem sua vida, o transporte em paz,
harmonia, saúde e alegria. É tudo que desejo ao senhor e sua família neste ano que está para começar.

O senhor é um pastor especial, separado, para as boas obras!
Feliz Ano Novo!


Em Cristo!!
Irmão José Luiz (Assembleia de Deus - Cariacica-ES)
DANNILO STELIO disse…
Pr. Ciro, faço-lhe votos de um ano novo repleto de bençãos, livramentos e conquistas. Continue sendo esse baluarte do pensamento cristão e da ortodoxia. O que o céu tiver de melhor, desejo ao amado irmão e sua família.
Graça e Paz.
Samuel disse…
Paz do Senhor Pastor Ciro,

Palavras sabiamente pensadas! Inspiradas por Deus, uma mensagem com injeção de bom animo e com grandes perspectivas para o ano que há de vir. Pastor nosso passado tem um poder de neutralizar nosso presente e degradar nosso futuro! Mas como o senhor mesmo citou em 1 Jo 3.20 "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas." Não ha nada nesse universo que pode vir sobre nós que resista a Palavra de Deus.

Paz do Senhor Jesus! Amado Pastor Ciro!

Obs: Estou postando este comentário novamente, não sei se deu algum erro (Risos)
Anônimo disse…
Pastor Ciro A paz do senhor!
Não vou dizer que sou seu fã porque o sr. não é nenhuma estrela gospel,mas como homem de Deus posso afirmar que sou um adimirador seu e tenho o sr. como exemplo ao lado de alguns poucos escritores como Pr.Antonio Gilberto,Pr.Elienai Cabral e o meu pai que também é pastor e escritor Pr.Raimundo Leal Neto de Teresina-PI.


Pastor gostaria de no futuro ver a Biblia de Estudo Sanches,não para sua gloria nem vaidade mais para continuar abençoando nossas vidas com seus escritos inspirados pelo Espirito Santo,todos os dias dou uma passadinha no seu blog para conferir as novidades.


um abraço!!