Defensores da fé... E do plágio

Navegando pela Internet, vejo que alguns pretensos sites e blogs de defesa da fé confundem fonte com autoria. E creio que alguns têm feito isso de modo intencional. “Copiam e colam” textos do autor na íntegra — valendo-se do famoso “Control C + Control V” — e, no fim, inserem a fonte, sem nenhum destaque à autoria. Fica a impressão errônea de que o texto é de outro autor, que apenas consultou uma fonte, mencionada no rodapé do artigo. Nesse caso, o autor passa a ser fonte; e a fonte torna-se autor. Isso não é um tipo de desonestidade?

É inadmissível que pessoas que se dizem servas do Senhor e defensoras da verdade não tenham a dignidade de respeitar os direitos do autor. Sinceramente, estou cansado de ver “homens de Deus” se apropriando de meus singelos textos e de outros expoentes, na grande rede! Plagiam o texto, na íntegra, na maior “cara de pau”! E, na melhor das hipóteses, apenas citam a fonte, deixando o leitor em dúvida quanto à autoria.

Que tipo de defensores da fé cristã são esses, que se apropriam da obra de outrem, desprezando ou relativizando a autoria? Tenho prazer em ver minhas obras compartilhadas e publicadas em outros blogs e sites! Não me oponho a isso. Eu escrevo para isso, mesmo. Mas, se combatemos a desonestidade, precisamos ser honestos (1 Pe 2.12). E, se combatemos o erro, temos de ser verdadeiros (Fp 4.8). ‪#‎ProntoFalei‬.

Ciro Sanches Zibordi

Comentários

Alex Freitas disse…
Pastor Ciro costumo compartilhar postagens de outros blogs, inclusive já compartilhei algumas das suas; mas, sem nenhuma pretensão de tê-las como minhas próprias; costumo citar no final como "fonte", tentando referi-se com os autores das publicações; se estiver errado, corrija-me por favor.

Grato,

Alex Freitas
to disse…
Pertinente esclarecimento.

http://www.joaopaulomsouza.blogspot.com.br/
Cris Oliveira disse…
A paz do Senhor pastor Ciro, aprendi na faculdade que qdo encontramos textos interessantes ou frases colocamos entre aspas para indicar que aquele trecho pertence a outro autor, e de fato temos que informar a fonte no rodapé. o senhor tem toda razão.... podemos compartilhar ideias, mas jamais "furta-las".Deus nos capacita com Dons e talentos.... se ele nos incentiva a fazer algo, como escrever por exemplo, também pode capacitar outros irmãos para isso. oremos para que Deus toque nesses corações para que reconheçam esse ato no minimo desonesto, e que possam escrever bons textos que levem pessoas a Deus, para que o bom nome de Cristo seja glorificado.... Deus o abençoe...
Anônimo disse…
pastor ciro, tem como o senhor fazer um artigo mostrando e ensinando quem não os apostolos nos dias de hoje e como eu identifico um apostolo atualmente, já que esse ministério ainda existe nos dias de hoje.
infelizmente alguns pregadores reformados confundem os apostolos de Jesus com os apostolos que Jesus deu a sua igreja e diz que hj não existe mais apostolos...

obrigada...
Unknown disse…
Só tenho a lamentar uma exposição tão mesquinha sobre a IURD Igreja da Graça e Igreja Mundial... Sou Assembléiano desde do meu nascimento e vivencio a deterioração desta organização de homens. Digo desta forma por que a verdadeira igreja é Santa e será tirada do meio do um povo desta terra. Somos meros pó para falarmos que isso ou aquilo é condenável... E nossos líderes estão totalmente longe daquilo que o senhor condena? E nosso coração está cheio do que para precisar apontar tantos erros dos outros? JESUS faria um blog para criticar e zombar de outros? ... Só lamento que pessoas falem que fazem a obra, fazem mesmo? Qual a obra que JESUS, pediu ? Crunstra igreja? Elejam políticos? Sejam doutores? Critiquem seus irmãos? ... Ou leve a palavra de salvação a TODOS? Nada mais nada menos.... Será que alguem lerá?
Caro atalaia pr. Ciro Zibordi,

A paz!

Esta matéria incomoda a muitos e a muitos outros incomoda muito mais.

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor dos teus irmãos